Saltar cursos disponíveis

Cursos disponíveis

Casa Nadyr de Oliveira/Arquiteto Carlos Millan

O objetivo do curso é estudar estratégias de salvaguarda e conservação de uma casa moderna paulistana projetada por Carlos Millan em princípios dos anos 1960, com especial atenção sobre a preservação de alguns de seus componentes materiais (concreto armado, serralheira e marcenaria integradas à construção, paisagismo, etc), bem como sobre sua continuidade de uso, zelando por um bom posicionamento no mercado imobiliário. As atividades contarão com exercícios de levantamento métrico-arquitetônico, diagnóstico com técnicas não destrutivas e identificação das manifestações patológicas a fim de subsidiar soluções de projeto que visem à conservação do imóvel. Também será objeto desse curso a análise de procedimentos legais e outros necessários à contribuição para a preservação da edificação. O curso também oferece uma atividade complementar de estudos de intervenção arquitetônica visando um uso mais contemporâneo do morar.

Programa de ações de zeladoria do patrimônio histórico na cidade de Santana de Parnaíba, realizado por colaboradores do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba e Estúdio Sarasá, no curso de 2015

Há mais de uma década, o Museu de Arte Sacra de São Paulo desenvolve em parceria com o Estúdio Sarasá, uma importante ferramenta de preservação: a zeladoria do patrimônio histórico. Na atualidade, a instituição realiza ações e oferece cursos centrados numa nova maneira de cultuar e zelar pela arte, pelos bens edificados e pela cultura imaterial. Conheça, acompanhe, participe das nossas ações!

Com 12 dias de duração, o curso visa introduzir profissionais e estudantes há temas de conservação preventiva de edificações, por meio de palestras (ministradas por especialistas de diversas áreas teóricas e técnicas) e de uma atividade prática: a elaboração de um roteiro de manutenção para a Casa do Administrador do Parque da Luz/São Paulo: imóvel tombado pelo patrimônio estadual paulista. 

O Curso “Zeladoria do Patrimônio Histórico Edificado Paulista” tem como objetivo, capacitar profissionais em ações de gestão, salvaguarda e valorização do patrimônio edificado; por meio da transferência de conhecimentos técnicos, teóricos e metodológicos essenciais à salvaguarda e conservação do patrimônio histórico paulista. 

A Ação Educativa, desde sua criação em 2007, desenvolve programas, projetos e atividades com o intuito de sensibilizar os visitantes para uma maior interação com o acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Ciente da pluralidade do público, propõe a educação do olhar para o objeto por meio de ações inclusivas que estimulem a percepção do mundo de maneira lúdica, crítica e reflexiva. 

É com prazer que convidamos a todos a explorar este novo canal de comunicação em que será possível conhecer mais sobre as atividades que realizamos para os diferentes públicos, além de acessar novos conteúdos desenvolvidos para professores, profissionais de turismo e famílias.

Boa descoberta!